» Home » Eventos » Sociais » 27ª. Edição do ''CARABRAM 2009''
Festival Multicultural de Brampton
27ª. Edição do ''CARABRAM 2009''
Festival Multicultural de Brampton
Texto e Fotos de: João G. Silva
Adiaspora.com 10, 11 e 12 de Julho de 2009
O Festival Multicultural ''CARABRAM 09'', que se realizou nos dias 10, 11 e 12 de Julho, na cidade de Brampton, contou com 14 pavilhões que foram visitados por mais de 40.000 mil pessoas de várias etnias, segundo informação do executivo responsável por este festival anual. Três dias á volta do mundo sem sair da cidade de Brampton, foi o que aconteceu e ofereceu o Carabram - Festival de Culturas por apenas $8.00 dólares. A diversidade serviu para dar a conhecer os usos, costumes e tradições do artesanato, da gastronomia, do folclore e da música e foi uma óptima experiência para todos aqueles que gostam de captar novos conhecimentos que lhes foram facultados por países, tais como: Bulgária, Canadá, Caraíbas, Alemanha, Hawai-Polynesian, India, Irlanda do Norte, Itália, Macedónia, Myanmar, Philipinas, Polónia, Portugal e Ucrânia.
O Rancho Folclórico da Casa do Alentejo
O Pavilhão de Portugal, mais uma vez foi apresentado nas instalações do Centro Cultural Vasco da Gama, localizado no Fisherman Drive a norte da cidade e foi dos únicos pavilhões, (senão o único), a apresentar a diversão sem parar durante os três dias do evento. O programa foi vasto e variado e o apresentador foi o incansável, Manuel Alexandre (relações públicas), que vive com intensidade a cultura e a nossa música, uma vez que tem facilidade em incentivar os mais novos a participarem e a darem continuidade ao que é português.
Exposição de Violas e Guitarras
Na sexta-feira dia 10 de Julho, teve lugar a cerimónia de abertura com o entoar dos hinos de Portugal e do Canadá e contou com a presença da presidente do Carabram, Angela Johnson entre outras individualidades locais. Quanto ao programa do entretenimento começou com a canção nacional o fado, que foi interpretado pela voz castiça de Soraia Mejdoubi, seguindo-se-lhe Tony Silveira e Stephanie Tavares, dois artistas da comunidade. Actuaram os Ranchos folclóricos do Clube Português de Mississauga, Casa da Madeira de Toronto e Rancho da Nazaré.
Exposição de Produtos Portugueses
A noite fechou com música debitada pelas concertinas e pelos acordeões executada pelos tocadores do Arsenal do Minho de Toronto. No sábado dia 11, foi o dia por excelência do festival de Cultural do Carabram. A diversão iniciou-se pelas 13H00 e teve o seu términos à meia-noite. Os artistas exibiram-se pela seguinte ordem cronológica: Stephanie Tavares, Nélia Maria, Jéssica Amaro. Soraia Mejdoubi (fado) e o famoso cantor, João Pimentel que se deslocou de Winnipeg, Manitoba, actuaram por duas vezes em horários diferentes. Os Grupos folclóricos que preencheram o dia, foram: o Grupo Folclórico de Brampton, Rancho Raízes da Beira Baixa, Rancho da Nazaré, ´´Os Camponeses´´ e ´´As Tricanas´´. O baile esteve a cargo do DJ ´´All Star´´.
O Rancho Folclórico do Académico de Viseu
No último dia do evento, Domingo dia 12, actuaram: Nélia Maria, Stephanie Tavares e cantaram o fado, Soraia Mejdoubi e João Pimentel. Os Ranchos Folclóricos que actuaram foram: Académico de Viseu, Ranchos Juvenil, Etnografico e sénires da Casa do Alentejo de Toronto e a surpresa, o grupo de Dançarinas Brasileiras que dançaram o Samba, para delírio do público, que foi incentivado a participar na festa e aderiu com prazer. O pavilhão de Portugal ofereceu um grande leque de variedades e foi muito visitado ao longo dos três dias. Artesanato, Hístória, Cultura, Gastronomia tipicamente portuguesa, servida pelo Catita´s Catering e doçaria de Ardglen Bakery, vinhos regionais, queijos e espectáculos deram o mote aos visitantes estrangeiros que visitaram também o Pavilhão Português.
O Brinquinho usado pelo Rancho Folclórico da Casa da Madeira
Não podemos deixar de realçar o grande profissionalismo dos nossos artistas e Ranhos folclóricos pelo empenho que dedicaram em mostrar aos visitantes a riqueza cultural da nossa música, desempenhando um papel importante na divulgação da nossa cultura Portuguesa, durante os três dias do entretenimento no pavilhão. Sem desprimor para os outros artistas o cantor Vila Franquense, natural da Ilha de S. Miguel, João Pimentel, residente na província de Winnipeg, demonstrou em palco o seu profissionalismo e as pessoas aquiesceram e ocuparam a pista de dança, para fazerem o gosto ao pé. João Pimentel lançou recentemente um novo CD, com o título, «Terras Lindas do Nosso Portugal».
Danças Folclóricas da Ucrânia
O novo CD conta com 16 canções e, uma delas, dá o nome a este novo trabalho discográfico. Este artista de Winnipeg estará novamente no Ontário a convite dos madeirenses na festa no Madeira Park no próximo mês de Agosto. Mais uma vez o Pavilhão de Portugal esteve muito bem representado no Carabram, graças ao esforço de todos os membros executivos do C.C. Vasco da Gama e seus voluntários. Esperamos que sejam contemplados com algum prémio pelos responsáveis deste evento multicultural da cidade de Brampton. Valeu o esforço em representarem a comunidade portuguesa nesta cidade com a colaboração de todos os artistas convidados que animaram o pavilhão de todos nós portugueses ao divulgarem a nossa cultura usos e tradições da terra de Camões no Carabram´09. Bem Hajam!
O Grupo representante do Samba e da Capoeira Brasileira
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
Slideshow Adiaspora.com - I
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.